Novas experiências costumam gerar ansiedade ou insegurança e isso é normal, uma vez que, ao fazer algo novo, as fraquezas, incertezas, dificuldades e até mesmo os erros podem ser os desencadeadores do medo. Inclusive na aquisição de uma segunda língua, como o inglês.
Mas isso pode gerar algumas consequências prejudiciais ao processo de aprendizagem do aluno, como vergonha, nervosismo, timidez, inibição e até um bloqueio em relação ao idioma.
Como superar esses obstáculos?
Para driblar a insegurança dos estudantes no seu desenvolvimento de aprendizado, algumas ações e suportes são fundamentais. Dinâmicas diferenciadas de professores em sala de aula ou o apoio da família, por exemplo, contribuem para um processo mais leve e distante do medo.
Ao contrário, cobranças por performances perfeitas ou exigências para níveis fora da curva podem contribuir para quadros sérios de ansiedade, o que não é o cenário ideal para quem está em um processo de aprendizagem.
Afinal, cada aluno tem o seu tempo e deve estar aberto para acertos, erros ou equívocos em sua trajetória. É importante também entender seus limites, avaliar as estratégias que melhor funcionam para os perfis e, então, encontrar seu caminho mais confortável. Livre de quaisquer amarras que impeçam um melhor desempenho.
Nesse contexto, a Red Balloon se destaca e leva as melhores experiências para seus alunos, com o desenvolvimento das principais habilidades necessárias na conquista do futuro, tanto pessoais quanto profissionais e em âmbito nacional ou internacional.
Ficou curioso para saber mais sobre essa abordagem? Fique atento às nossas redes sociais e ao blog.
Fonte:
https://www.nube.com.br/blog/2021/09/21/ansiedade-pode-prejudicar-o-aprendizado-e-a-performance