Após quase dois anos de aulas remotas, os alunos retornam aos poucos para as aulas presenciais. Entretanto, o ambiente diferenciado e cheio de novas normas pode trazer uma atmosfera diferente à escola.
Novos desafios de sociabilização, então, se apresentam e as práticas pedagógicas são reformuladas para receber o aluno de maneira acolhedora. A preocupação já não se limita apenas ao ensino de disciplinas, mas alcança também o contexto socioemocional, entregando aos estudantes um ambiente seguro mediante a tantos acontecimentos.
Um bom acolhimento pode ser feito de diversas formas, como:
• Envolver e engajar os alunos de forma mais próxima, colocando-os como parceiros da escola, de forma a ajudar os demais colegas nesse momento;
• Utilizar as competências socioemocionais para o combate à evasão escolar, organizando os sentimentos e as emoções para a busca de soluções;
• Criar canais de escuta para facilitar o diálogo e permitir a troca de experiências de forma mais próxima.
É importante ter um olhar atento a esse movimento de retorno e perceber as dificuldades que podem ser sanadas. Com boas ideias, um bom diálogo e união, o retorno torna-se mais tranquilo e proporciona momentos mais seguros.
Mesmo que possa ser uma tarefa difícil, é possível transformar as experiências desses alunos de forma positiva e de grande aprendizado coletivo. Afinal, é somando forças que grandes conquistas acontecem.