Em live no Instagram, Taís e Roberta Bento, acompanhadas da diretora da Red Balloon English Solutions, Carol Stancati, conversam sobre o uso da tecnologia, novas práticas educacionais e a necessidade de uma comunidade escolar unida
Diretamente da Bett Show em Londres, a maior feira de educação e tecnologia do mundo, Taís e Roberta Bento realizaram uma live no Instagram (clique aqui para acessar). No bate-papo ao vivo com Carol Stancati, diretora da Red Balloon English Solutions, refletiram sobre os destaques do evento, a importância do inglês na educação básica e como isso proporciona a formação de cidadãos globais.
Mãe e filha, as especialistas na relação família-escola produzem, para mais de 280 mil seguidores, um conteúdo voltado a práticas educacionais, enfatizando a importância da parceria entre famílias e educadores. No início da live, as duas comentaram sobre sua conexão com o idioma, dado que aprenderam inglês ainda na infância e já foram professoras – inclusive, no início de sua carreira, Taís revelou já ter feito parte do corpo docente da Red Balloon e ainda ressaltou que essa experiência foi decisiva para que ela trilhasse sua vida profissional. Carol também apresentou sua trajetória como educadora.
Bett Londres
Na Bett Londres, que contou com expositores de mais de 50 países, o inglês foi a base integral para a comunicação entre todos. “Vimos, mais do que nunca, a necessidade de dominar o idioma para você aproveitar o que o mundo oferece”, apontou Roberta.
No que diz respeito à pandemia, os expositores apontaram a tecnologia como um recurso que partiu de um movimento reativo. Agora, o desafio para as escolas é manter uma postura ativa, isto é, buscar sempre novos jeitos tecnológicos de engajar e ensinar, sem esperar uma necessidade. Além disso, há a preocupação de trabalhar as habilidades socioemocionais dos alunos, os quais já nasceram na era digital.
Dentre os destaques, as crianças que visitaram os estandes com seus professores tinham a tarefa de realizar críticas e comentários sobre o que viam, colocando o aluno no centro da aprendizagem. Além disso, muitos também participaram de campeonatos de e-games (jogos eletrônicos).
O inglês como um meio, não um fim
Como apresentado na Bett Londres, a tecnologia é um caminho para a educação, e não apenas um objetivo. Inclusive, é uma base do currículo Red-Tech da Red Balloon, que traz robótica, linguagem de tecnologia e coding, dependendo da faixa etária. Além dessa percepção, a relação com o idioma já mudou. “A língua inglesa não é o fim, mas o meio de trabalhar esses multiletramentos”, explica Stancati.
Analisando a proposta de uma formação completa, incluindo valores críticos e socioemocionais, a diretora reforça “se você quer ler o mundo, precisa falar a língua do mundo”. A partir disso, as três profissionais apontaram que o acesso a conteúdos é muito maior quando se fala inglês, seja para receber ou compartilhar conhecimentos.
O papel da escola
Com a mudança do papel do inglês na vida dos brasileiros e do mundo, a pressão de formar sujeitos bilíngues caiu sobre a escola. Isso pode gerar desconforto ou medo para os educadores, que, em suas próprias gerações, não viveram esse cenário.
“Como gestor, vem essa pergunta: como eu trabalho a língua inglesa sem perder o espaço de outros componentes curriculares? Essa é a equação que todo gestor educacional tenta fechar”, relata Carol Stancati. É nesse ponto que as especialistas reforçam o papel da parceria entre alunos, escola e educadores para a aprendizagem fluir. O programa da Red Balloon English Solutions ajuda a formar o caminho para esse cenário.
Red Balloon English Solutions
Uma falha comum de projetos que tentam emplacar o inglês nas escolas é a falta de engajamento. “Para mim, esse é o principal pilar do que trabalhamos aqui: sensibilização e engajamento da comunidade escolar como um todo – do aluno, do professor, de toda a equipe que trabalha na escola, dos diretores e das famílias. É só assim que criamos o futuro que queremos”, relata Carol Stancati.
O programa identifica a necessidade específica de cada instituição, observando fatores mais abrangentes do que o currículo. Com essa base, os alunos desenvolvem, a partir de métodos de ensino adequados, sua capacidade de troca, em um ambiente seguro para o próprio crescimento e avanço. Podem, então, trilhar o próprio caminho, assumindo seu protagonismo e potencial máximo.
Finalizando a live, Taís destacou a importância do English Solutions: “com toda a tradição da Red Balloon que a gente já ama, o English Solutions tem essa preocupação de entender o que cada escola precisa e levar inglês para mais crianças.”